O Rito que mais recentemente foi adotado de maneira oficial pela Maçonaria Brasileira é o Rito Escocês Retificado, embora seja um Rito antigo, da época da Revolução Francesa. É provavelmente o Rito mais próximo da Maçonaria Operativa de origem Medieval. Ou seja, da Maçonaria anterior a "24 de Junho de 1717" (fundação da Grande Loja de Londres).
É dentro do Cristianismo, um Rito ecumênico, não restritivo a outras religiões, embora se baseie muito na figura de Cristo, mas não é um Rito Católico, é um Rito Cristão, no sentido de Yeshua, conforme descrito na Cabala Cristã da época da Idade Média. Está ligado à mensagem de Amor e Tolerância do Novo Testamento sem detrimento da Justiça vinculada pelo Antigo Testamento e à "Ordem do Templo" em termos de Herança Espiritual e próximo da "Gnose Cristã".
Gérard Anaclet Vincent Encausse (1865 - 1916), mais conhecido pelo pseudônimo de Papus, foi um Médico, Escritor, Ocultista, Rosacruz, Kabalista, Maçom e fundador do Martinismo moderno. Neste livro Papus faz um resumo histórico da Franco-Maçonaria na França e em outros países, desde a sua criação até a época dele, além de uma nova análise de todos os graus do Rito Escocês.
Papus expõe nesta obra os diferentes aspectos da Ordem Martinista, que podem ser reunidos em quatro períodos distintos: o Martinismo de Martinéz de Pasqually; o Willermosismo de Jean-Baptiste Willermoz; o Martinismo de Louis-Claude de Saint-Martin e o Martinismo moderno, do fim do século XIX, do qual o próprio Papus é o grande organizador e divulgador.
O Caibalion é um livro esotérico e ocultista sobre os Princípios Herméticos, e foi publicado pela primeira vez há mais de cem anos, em 1908. O livro foi escrito por William Walker Atkinson (1862 – 1932), com o pseudônimo de “Os Três Iniciados”. Segundo o texto, o livro contêm a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegistus tal como ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia. Muitas das ideias apresentadas neste livro anteciparam conceitos relativamente modernos da Lei da Atração e do Movimento do Novo Pensamento.
Da herança de Hermes, estão os Princípios Herméticos:
I - O Princípio de Mentalismo. II - O Princípio de Correspondência. III - O Princípio de Vibração. IV - O Princípio de Polaridade. V - O Princípio de Ritmo. VI - O Princípio de Causa e Efeito. VII - O princípio de Gênero.
Explicações sobre Maçonaria em forma de 250 questões comentadas e analisadas pelo Autor. O objetivo desta obra é esclarecer ao não iniciado na Maçonaria fatos que podem ser úteis a uma tomada de decisão deste em entrar na mesma, ou pelo menos ajudar a diminuir o preconceito que por ignorância muitas pessoas ainda têm, em pleno século XXI, em relação a esta Ordem. E também ajudar aos que acabaram de serem inciados.
Louis Claude De Saint-Martin foi um filósofo e místico Francês, nascido em 18 de janeiro de 1743, e que deixou este mundo em 13 de Outubro de 1803. Discípulo de Martinez de Pasqually e Jacob Boehme (de forma póstuma, através de seus escritos). Escreveu diversos livros, sob o pseudônimo de Filósofo Desconhecido. Influenciou muitos nobres franceses e europeus, criando uma sociedade iniciática, conhecida como Sociedade dos Filósofos Desconhecidos. No início de 1800, sua doutrina já alcançava diversos países europeus, como Alemanha, Rússia e a própria França.
Neste Livro o Autor analisa o que significava a Oração como método utilizado por Saint Martin em sua busca espiritual através dos vários caminhos iniciáticos que trilhou, como a Maçonaria na época da Revolução Francesa.
Tratado escrito pelo Mestre Maçom Jean Baptiste Willermoz , criador do Rito Escocês Retificado, sobre a verdadeira natureza espiritual do Homem, tendo como referência Jesus, o Inciado perfeito.
O autor acrscentou, nos anexos deste livro, outros textos que explicam e analisam melhor o que Willermoz quis nos dizer, bem como textos relativos ao “Tratado da Reintegração dos Seres Criados”, de Martinez de Pasqually, que foi o Mestre de Willermoz na “Ordem dos Elus Cohens do Universo”, cujas doutrinas também influenciaram Willermoz na criação deste Tratado.
Esta obra descreve os aspectos administrativos e iniciáticos da Ordem Martinista, antes das mudanças e cisões que aconteceram após a morte de seus fundadores. Para o Martinista moderno é uma obra fundamental, devido ao seu caráter histórico. Para o estudante de misticismo, a chance de conhecer a Ordem que reuniu os mais célebres ocultistas do passado.
São estes pensamentos de Pasqually que Franz von Baader, profundo conhecedor e estudioso de Jakob Boehme, revela em Os Ensinamentos Secretos, auxiliando aqueles que buscam a espiritualidade e o equilíbrio verdadeiros. Também são encontradas nesta obra informações importantes acerca do que foram o Martinesismo e o Martinismo em relação à Franco-Maçonaria do século XVIII, retomando e reafirmando com precisão os pontos fundamentais encontrados no prefácio de Traité de la Réintégration des Êtres, de Martinés de Pasqually, tão criticado por aqueles que revelaram até onde se pode elevar o espírito sectário.