Louis Claude de Saint-Martin (Amboise, França 18 de janeiro de 1743 - 13 de Outubro de 1803) foi um filósofo e místico Francês. Discípulo de Martinez de Pasqually e Jacob Boehme (de forma póstuma, através de seus escritos). Advogado, deixou de lado a jurisprudência e ao lado de Jean Baptiste Willermoz, lançou a base do que seria conhecido séculos mais tarde como Martinismo.
Influenciou diversos ocultistas franceses, especialmente Eliphas Levi, Stanislas de Guaita e Papus.
Após cursar Direito, estudou também destacados filósofos modernos, como Voltaire, Rousseau e Montesquieu.
Hoje a Obra de Saint-Martin continua através de Inciados que seguem sua doutrina. A conquista da Iluminação é o objetivo último de todos os Homens de Desejo que encontram nas Obras do Mestre e no seu exemplo, como Homem e Inciado o respaldo necessário para proseguir na senda sem desânimo.
"O objetivo único e verdadeiro das iniciações é preparar o iniciado para descobrir o caminho que pode conduzir o Homem ao seu estado primitivo e devolver-lhe os direitos perdidos“. "O propósito da iniciação é anular a distância entre a Luz e o Homem, ou de o aproximar à sua origem, recuperando o mesmo estado em que estava originalmente”. L.C.S.M.
Para ler uma biografia ainda mais completa sobre Louis Claude de Saint Martin clique aqui.
Visitantes desta Página: